você está no HOSPITAL SANTA HELENA
Mudar hospital

Realeses


16/10/2017 - Dia Nacional da Vacinação

Considerado referência mundial no combate a doenças infecciosas, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde distribui, anualmente, 300 milhões de medicamentos imunobiológicos. Também conhecidos como modificadores de reposta biológica, englobam 27 tipos de vacina, 13 soros e quatro imunoglobinas que são distribuídas à população em mais de 36 mil salas de saúde pelo País.

 

Todo esse trabalho começou há décadas e, como resultado, o Brasil conseguiu erradicar doenças como a varíola, que teve o último caso registrado no País em 1971, e a poliomielite, em 1989. Tal feito reflete o processo gradativo de crescimento da imunização gratuita e em massa que é promovida desde 1973, quando o PNI foi criado.

 

Dia Nacional da Vacinação, celebrado no dia 17 de outubro, reforça a necessidade da vacinação como método de prevenção e de cuidado coletivo: “A vacinação se destina a conferir ao organismo um estado de resistência, ou seja, de imunidade contra determinadas enfermidades infecciosas”, explica o infectologista da Rede D’Or São Luiz, Gilberto Nogueira.

 

O especialista explica que a imunização pode ser dividida em dois tipos: ativa e passiva. “A imunidade ativa é a proteção conferida pela estimulação antigênica do sistema imunológico com o desenvolvimento de uma resposta humoral - produção de anticorpos - e celular”, elucida o infectologista. Esta ‘contaminação’ pode ocorrer por infecção natural ou pelo uso de vacina.

 

Já a imunização passiva é obtida pela transferência de anticorpos produzidos por um animal ou outro ser humano. “A imunidade passiva natural é o tipo mais comum de imunidade passiva, sendo caracterizada pela passagem de anticorpos da mãe para o feto por meio da placenta e também pelo leite. Ressalto que todos os tipos de imunização disponíveis são importantes”, completa Gilberto.

 

Tipos de vacina

No Brasil existem dois tipos de vacinas, a de micro organismo vivo atenuado, que engloba doenças como sarampo, caxumba, rubéola, varicela, febre amarela, pólio oral (Sabin), BCG; e a vacina inativada, que inclui raiva, pólio (Salk), hepatite A, hepatite B, Pertussis, difteria, tétano, pneumococo, meningococo, Haemophilus tipo B e Influenza.

Endereço: SHLN 516 CONJUNTO D - ASA NORTE - BRASÍLIA - DF
©2014 Rede D'Or São Luiz - Todos os direitos reservados